Um homem de 32 anos foi preso em flagrante em Águas Lindas de Goiás, no entorno do Distrito Federal, aplicando o chamado golpe do cartão. Ele teria causado um prejuízo de R$ 7 mil a um idoso, de 71 anos, morador da cidade.
Segundo a Polícia Civil, nesse tipo de crime, os criminosos ligam para clientes de banco dizendo que seus cartões foram clonados. Eles se passam por atendentes da central de segurança do banco, e convencem as vítimas a informar suas senhas bancárias.
Na sequência, como medida de segurança, pessoas são convencidas a entregar o cartão a um motoboy que será enviado para recolher o cartão e bloquear. Recebendo os cartões das mãos da própria vítima, o estelionatário começa a fazer compras e saques.
Segundo as investigações da polícia, apenas no último mês, o suspeito que tem ligações com o PCC teria feito vítimas nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Distrito Federal e Goiás, no entanto, após aplicar golpes na cidade de Formosa, foi identificado pela Polícia Civil local, que repassou informações para a Polícia Civil de Águas Lindas a respeito de seu deslocamento para esta cidade.
A orientação das instituições financeiras e da própria Polícia Civil neste caso é que as pessoas não forneçam senhas a estranhos em ligações telefônicas e que jamais entregue o cartão bancário, mesmo que cortado, a qualquer pessoa que queira buscar na residência.