Publicidade

Caverna perto de Águas Lindas, abriga maior lago subterrâneo da América Latina

Caverna dos Ecos fica aproximadamente a 63 km de Águas Lindas de Goiás

13/02/2024 às 18h00
Por: Samuel Sales
Compartilhe:
Lago subterrâneo na Caverna dos Ecos — Foto: Arquivo pessoal/Rodrigo Santos de Sousa
Lago subterrâneo na Caverna dos Ecos — Foto: Arquivo pessoal/Rodrigo Santos de Sousa

Localizada em Cocalzinho de Goiás, a apenas 63 km de distância de Águas Lindas de Goiás, a Caverna dos Ecos se destaca como um dos tesouros naturais mais impressionantes do Brasil. Conhecida por ser a maior caverna de micaxisto do país, este local único abriga também o maior lago subterrâneo da América Latina em cavernas de micaxisto, conforme informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Continua após a publicidade

A Caverna dos Ecos, uma joia escondida em Goiás, apresenta uma riqueza natural incomparável. Com uma extensão de 1.811 metros de projeção horizontal e águas de uma transparência inigualável, a caverna se encontra em uma propriedade privada, o que torna o turismo ao local restrito. Revelada oficialmente à comunidade em 1976, essa caverna continua sendo um ponto de fascínio para cientistas e aventureiros.

José Carlos Ribeiro Reino, geólogo e analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do ICMBio, ressalta a singularidade da Caverna dos Ecos, sendo esta a maior formação em micaxisto do Brasil e possivelmente única por seu grande lago subterrâneo em cavernas desse tipo de rocha.

Continua após a publicidade

Leia também: Poço da Gruta, o paraíso escondido a menos de uma hora Águas Lindas

Apesar de estar interditada para turismo desde 2001, a possibilidade de explorar a Caverna dos Ecos ainda existe através de guias autorizados, aguardando-se um plano de manejo para a liberação total para visitação. Aventureiros que buscam explorar a caverna enfrentam desafios como o desnível de mais de 40 metros em relação à superfície e um caminho entre blocos desmoronados e úmidos.

Além de sua beleza geológica, a Caverna dos Ecos é lar do Morceguinho-do-Cerrado (Lonchophylla dekeyseri), uma espécie classificada como Em Perigo de extinção pelo ICMBio. Este morcego é nativo do Brasil, com presença confirmada em Goiás e outros estados, reforçando a importância da conservação dessa área.

Continua após a publicidade

A Caverna dos Ecos não é apenas uma maravilha natural de Goiás, mas um importante habitat para a biodiversidade e um tesouro a ser preservado. Para quem deseja conhecer mais sobre este fascinante local em Cocalzinho de Goiás, próximo a Águas Lindas de Goiás, é fundamental apoiar esforços de conservação e respeitar as restrições de visitação.

Águas Lindas de Goiás - GO
Sobre o município
Acompanhe as principais notícias de Águas Lindas de Goiás.
Ver notícias