Publicidade

Empresa de reciclagem faz parceria com prefeitura de Águas Lindas (GO)

Parceria renderá a fabricação de placas de trânsito utilizando uma tecnologia de transformação de resíduos plásticos em madeira plástica

04/03/2024 às 18h30 Atualizada em 04/03/2024 às 18h45
Por: Nathalia Dias
Compartilhe:
Tecnologia transforma plásticos em placas de trânsito.- Foto: Divulgação
Tecnologia transforma plásticos em placas de trânsito.- Foto: Divulgação

A prefeitura municipal de Águas Lindas anunciou na última semana uma parceria com a empresa de reciclagem Polybio - Tecnologia Verde, que renderá  a fabricação de placas de trânsito utilizando uma tecnologia de transformação de resíduos plásticos em madeira plástica. O prefeito Lucas Antonietti destacou  durante sua visita à empresa que essa colaboração não apenas contribui para o meio ambiente, mas também tem o objetivo de expandir a tecnologia para todo o Brasil, Lucas ressaltou  a importância do projeto para a cidade. 

Continua após a publicidade

Ivan Eodighero, presidente do grupo , explicou o processo de transformação do resíduo plástico em madeira plástica. Esse método inovador envolve triagem, trituração, aglutinação para eliminar gases tóxicos e moldagem térmica, culminando na produção de produtos derivados dessa tecnologia. "Recebemos o material da rua, passa por um processo rigoroso e se transforma em produtos duráveis", explicou. 

O CEO Franco Nicoleti destaca que a tecnologia da Polybio não apenas elimina resíduos plásticos, mas também oferece a oportunidade de produzir materiais duráveis. “Esse produto elimina o lixo, gera empregos e oferece ao município um material de alta qualidade. Vamos doar placas de sinalização como um agradecimento ao município que acreditou em nosso projeto."

Tecnologia que exclui o plástico do meio ambiente

A tecnologia da Polybio processa plásticos misturados, gerando produtos com matérias primas pós-consumo ou pós-industrial: ABS, Acetal, EVA, HDPE, LLDPE, Nylon , PET, poliéster ou LCP, PP e PS, entre outros. Variedade de cores, estabilidade aos raios UV e outras propriedades desejáveis são alternativas que se integram à tecnologia, oferecendo, ainda, a opção de aproveitar, no processamento, diversos refugos que hoje são descartados no meio ambiente: 8% de pneu, isopor, plásticos de automóveis, eletrodomésticos, informática, casca de arroz, tecidos, papel, papelão, bagaço de cana e serragem, entre outros.

Continua após a publicidade

Leia também: Chuva alaga ruas e causa transtornos em Águas Lindas (GO)

A reciclagem atual está montada nos limites da tecnologia convencional, exigindo um processo caro e insuficiente de separação dos plásticos para permitir o aproveitamento industrial. A tecnologia da Polybio, ao processar plásticos misturados possibilita a geração de produtos duráveis com alto valor agregado, resistentes à maresia, à chuva e ao sol  (madeira plástica, dormentes, cruzetas, placas de trânsito etc).

Impacto do plástico no meio ambiente

Segundo um estudo realizado pela ONU Meio Ambiente, o plástico é o maior desafio ambiental do XXI, pois se estima que todos os anos 13 milhões de toneladas de lixo plástico são depositados na natureza. Outro problema mostra que 40% de todo o plástico produzido nos últimos 150 anos foi utilizado uma única vez antes de ser descartado.

Continua após a publicidade

Quando se fala em reciclagem, apenas 9% de todo o plástico produzido é reciclado. Esses são apenas alguns dos impactos causados pelo plástico no meio ambiente. Saiba quais são outros impactos ambientais causados e o que você pode fazer para ajudar a reverter esse cenário.

Quanto tempo o plástico demora em se decompor no meio ambiente?

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, resíduos plásticos levam mais de 400 anos para se decompor na natureza.

A reciclagem é um processo que reintroduz o produto no ciclo produtivo, transformando um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características.

Águas Lindas de Goiás - GO
Sobre o município
Acompanhe as principais notícias de Águas Lindas de Goiás.
Ver notícias