Águas Lindas de Goiás está prestes a se tornar um polo estratégico para a relação comercial entre Brasil e China. Empresários da cidade chinesa de Zhongshan, na província de Guangdong, apresentaram, nesta quinta-feira (19), os perfis das 20 empresas que começarão a ser instaladas no polo industrial Sol Nascente, a partir de janeiro.
O evento aconteceu na Câmara Municipal, onde o prefeito Lucas Antonietti liderou a reunião com os empresários chineses, que participaram por videoconferência. Também estiveram presentes André Oliveira, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas de Goiás (Codeal), o advogado Charli Lu, mediador do contrato, e Caroline Fleury, secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), representando o Governo de Goiás.
O polo industrial Sol Nascente terá, ao todo, 37 empresas, sendo que 20 delas iniciarão suas obras no primeiro semestre de 2025. O prefeito destacou a importância do projeto.
“Estamos preparados para a concretização desse projeto, com contratos, legislações e recursos já alinhados. As empresas, que atuam em áreas como drones, motocicletas, energia fotovoltaica e eletrônica, transformarão Águas Lindas em uma referência na relação comercial entre Brasil e China”, afirmou Lucas Antonietti.
A primeira obra do projeto é o Centro de Convenções do ITEC – Canal Expresso Brasil-China-Águas Lindas de Goiás, que terá 10 mil metros quadrados e será construído às margens da BR-070, próximo ao shopping da cidade.
“Esse será um hub para negociações entre Brasil e China, com espaços para troca de commodities, serviços de câmbio, área comercial e logística, além de uma exposição permanente de empresas chinesas”, explicou André Oliveira, presidente da Codeal.
Lucas Antonietti reforçou o impacto econômico do projeto. “Esse é um dos maiores acordos comerciais da história do nosso município. A inauguração do ITEC é uma oportunidade sem precedentes e representa um salto para o desenvolvimento social e econômico de Águas Lindas.”
Um dos fatores que atraíram os investidores chineses são os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo de Goiás por meio do ProGoiás. O programa permite que as empresas paguem no máximo 33% do valor apurado, tornando a região ainda mais atrativa.
“A parceria com o mercado chinês reflete o empenho do prefeito e de sua equipe, com o apoio integral do governador Ronaldo Caiado, que tem fortalecido as relações internacionais ao longo de sua gestão”, destacou Caroline Fleury, secretária da SEDF-GO.
Com investimentos robustos e planejamento estratégico, Águas Lindas de Goiás se posiciona como um novo epicentro de negócios internacionais, com perspectivas de desenvolvimento social e econômico sem precedentes.