Um homem de 59 anos morreu nesta quinta-feira (26) após ser eletrocutado por um fio de energia elétrica que se soltou de uma ligação irregular, conhecida como “gato”, no Jardim Barragem VI, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Além dele, um cachorro e um cavalo que estavam na residência também morreram devido ao choque elétrico.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, vizinhos acionaram o socorro após encontrarem o homem já sem vida no quintal de sua casa. No local, as autoridades identificaram um cabo de alumínio solto, que teria causado a tragédia.
Em nota, a Equatorial Goiás informou que as investigações preliminares apontam que o acidente foi causado por uma religação irregular feita após o corte do fornecimento de energia em uma das residências. Também foi constatado o desvio de energia para uma segunda casa, caracterizando crime previsto em lei.
A concessionária reforçou os riscos das ligações clandestinas, que podem causar acidentes graves, como o ocorrido, e comprometer a segurança da rede elétrica e da comunidade. “Reforçamos a importância de utilizar os canais oficiais da concessionária para reportar irregularidades ou solucionar questões relacionadas ao fornecimento de energia”, destacou a empresa.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Goiás, e a Polícia Científica realizou uma perícia no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a companhia de energia também foram acionados para atender à ocorrência.
A Equatorial Goiás afirmou estar colaborando com as autoridades e lamentou profundamente o incidente, prestando solidariedade às pessoas afetadas.
Para evitar tragédias como esta, a concessionária orienta que irregularidades na rede elétrica sejam denunciadas pelos canais oficiais da empresa. Ligações clandestinas, além de serem ilegais, representam risco de morte e podem gerar multas e processos judiciais.
As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso.