Chuvas intensas atingiram a região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, nos últimos dias e deixaram cerca de mil famílias ilhadas, além de alguns quilombolas desabrigados. As cidades mais afetadas são: Cavalcante e Monte Alegre de Goiás.
Em Cavalcante, a cidade mais atingida, aproximadamente 600 famílias estão ilhadas devido a queda de parte da GO-118. Além disso, diversas pontes da cidade também caíram, impossibilitando da saída dos moradores do local.
Em entrevista ao G1, Thiago Augusto, morador de Cavalcante, disse que perdeu a casa devido ao temporal que atinge a cidade. Ele estava dentro da residência quando as estruturas começaram a ceder, mas conseguiu sair a tempo com a família, saindo ilesos do desabamento.
“Estava em casa, deitando já para o descanso e começou a ceder. A gente saiu de casa, fomos para o carro. Só no outro dia a gente conseguiu começar a montar a estrutura de um abrigo”, contou.
Já em Monte Alegre, a situação é bastante parecida. O governo local calcula que 400 famílias, das 600 que vivem na cidade, estão ilhadas.
As fortes chuvas têm causado estragos no município, já são cerca de 36h contínuas. Diversas famílias estão ilhadas na comunidade quilombola kalunga, devido a cheia do Rio Paranã.
A prefeituras de Cavalcante e Monte Alegre decretaram calamidade pública. Além disso, pedem doações de alimentos, roupas, assistência médica, abrigo e transporte.