O período de chuvas contínuas que atingiu Águas Lindas de Goiás, nas últimas semanas, fez com que a Barragem do Descoberto transbordasse, atingindo nesta quinta-feira (13) sua capacidade máxima de mil metros.
A barragem fica localizada às margens da BR-070, na divisa de Águas Lindas de Goiás com o Distrito Federal. Apesar disso, o reservatório abastece apenas as cidades do Distrito Federal, sendo responsável por 60% do serviço.
A expectativa é que no futuro a Barragem do Descoberto também passe a ser responsável por abastecer a população de Águas Lindas de Goiás. Atualmente o sistema hídrico do município é independente da barragem e formado por um sistema de postos artesianos.
A construção da Barragem do Descoberto foi iniciada em 1971 e inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar volume total de 103 milhões de metros cúbicos.
A barragem é responsável pelo abastecimento de Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas.