Águas Lindas de Goiás, no entorno do Distrito Federal, teria aplicado doses de vacina contra Covid-19 de um lote vencido. Os imunizantes da AstraZeneca, tiveram sua validade expirada no dia 14 de abril. A informação foi divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo na tarde desta sexta-feira (02/07/2021).
De acordo com, um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal ao menos 8 doses vencidas foram aplicadas em Águas Lindas de Goiás. Ainda de acordo com a planilha, Águas Lindas de Goiás foi a sexta cidade do estado que mais aplicou vacinas nessa situação. A primeira foi Goiânia, seguida de Vicentinopolis, Alexânia, Porteirão e Novo Brasil.
Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.
O plano define, também, que cada indivíduo vacinado seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. Isso é feito justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.