Publicidade

Como solicitar os R$ 1.100 atrasos do Pis/Pasep? Veja como fazer

Os trabalhadores que deixaram de sacar o abono salarial podem resgatar os valores até o final do ano.

22/08/2022 às 08h51
Por: Samuel Sales
Compartilhe:

Em março deste ano, o Governo Federal encerrou os pagamentos de R$ 1.100 do abono PIS/PASEP (Programa de Integração Social / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) do ano base de 2019. Porém, milhares de brasileiros ainda não sacaram os valores do benefício. Confira se é permitido sacar os valores, mesmo com atraso!

Continua após a publicidade

É POSSÍVEL SACAR O PIS/PASEP ATRASADO?

A resposta é sim, os cidadãos brasileiros podem realizar o saque dos valores, mesmo com atraso. Porém, só será possível por meio de um recurso administrativo na Superintendência do Ministério do Trabalho.

Para isso, será preciso telefonar para o número 158, da central Alô Trabalho, e informar alguns dados pessoais solicitados. O horário de funcionamento da central de atendimento é das 7h às 19h.

Continua após a publicidade

Também é possível solicitar a disponibilização dos valores pelo e-mail: [email protected]. É importante ressaltar que o “uf” será substituído pela sigla correspondente ao estado que você reside, por exemplo “RJ” de Rio de Janeiro.

QUEM PODE SOLICITAR O PAGAMENTO DO PIS/PASEP ATRASADO?

Continua após a publicidade

Trabalhadores que não efetuaram o saque do PIS/PASEP do ano base de 2019, podem solicitar o pagamento, contanto que cumpram seguintes requisitos:

  • Ter cadastro no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Possuir a inscrição na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou e-Social;
  • Ter recebido até dois salários mínimos no ano base;
  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano base.

COMO É CALCULADO O VALOR DO PIS/PASEP?

Para saber o valor que irá receber de PIS/PASEP, será necessário ter ciência do valor do salário mínimo no ano base em questão. Além disso, a quantia é proporcional aos meses trabalhados no ano, caso tenha exercido as atividades trabalhistas por todo o ano, o valor a receber será integral.